O Muro de Berlim será restaurado para a grande festa de 20 anos da queda,em novembro.Os murais que foram pintados também serão refeitos por artistas.
Um dos principais símbolos do mundo pós-Segunda Guerra Mundial, representava a divisão de uma Alemanha derrotada em dois pólos: um socialista e o outro capitalista.De um lado a URSS,do outro o EUA.
O muro foi construído no dia 13 de agosto de 1961 e tinha 66,5km de extensão.A segurança rígida para que não “pulassem o muro” era composta por 302 torres de observação,127 cercas eletrificadas com alarme e 255 pistas para o ataque de cães ferozes. 80 pessoas identificadas morreram,112 ficaram feridas e milhares foram presas na tentativa de ultrapassar essa barreira colossal.
A construção foi um marco da famosa Guerra Fria, uma luta entre as potências soviética e americana pelo controle do cenário sócio-econômico mundial.Este conflito não teve derramamento de sangue, mas após a demonstração do poder da bomba atômica na recém acabada guerra mundial gerava temores sobre uma possível guerra nuclear.A corrida armamentista era tão forte nessa época que muitas invenções do nosso dia -a-dia apareceram neste período.
Na noite do dia 9 de novembro de 1989,após muitas manifestações,o Muro de Berlim finalmente veio abaixo.A mídia foi um ponto essencial para essa queda,já que foi anunciado em uma coletiva de imprensa transmitida ao vivo para a Alemanha Oriental que seria abolidas todas as restrições quanto a viagens para o Oeste.O fato foi um verdadeiro mal entendido,pois a notícia deveria ser dada no dia seguinte,após avisarem todas as agências governamentais. Milhares de pessoas marcharam para o muro pedindo a abertura e os militares não sabiam o que fazer,mas com a força da multidão uma das passagens foi aberta às 23:00.Todo esse movimento foi mostrado ao vivo pelas emissoras.