segunda-feira, 25 de maio de 2009

Aconteceu no dia 25 de Maio

Em 25 de Maio de 1954 morria o fotojornalista húngaro Robert Capa. Capa era conhecido mundialmente por ter fotografado inúmeras guerras, como a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Segunda Guerra Mundial na Europa (em Londres, na Itália, a Batalha da Normandia em Omaha Beach, e a liberação de Paris), no Norte da África, a Guerra árabe-israelense de 1948 e a Primeira Guerra da Indochina.



Robert Capa frequentava grupos marxistas em sua juventude na Hungria. Por isso, foi exilado. Na Alemanha, se interessou por fotografia. Mas, em 1932, acabou deixando o país por ser judeu, em tempos em que o Nazismo começava a se fazer presente.

Seu verdadeiro nome era Endre Ernő Friedmann.

Viajando pelo mundo, acabou chegando a Paris. Dois anos depois, encontra Gerda Taro, também fotojornalista, que viria a ser sua primeira namorada. Em 1935, ambos criam o personagem Robert Capa, repórter mítico norte-americano.

O nome "Robert Capa" se tornou célebre. Em 1936, Capa e Gerda Taro partem em reportagem para o meio da Guerra Civil em Espanha, onde, em 1937, Gerda acabou morrendo.

Anos depois, fez várias coberturas. A mais importante, no Dia D (operação militar na Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial).

Infelizmente, Capa acabou falecendo no exercício da profissão que tanto amava. Foi na Guerra da Indochina, ao pisar sobre uma mina. Seu corpo foi encontrado com as pernas dilaceradas. Nas mãos, estava sua câmera.

Allan Simon

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Capa