segunda-feira, 11 de maio de 2009

Aconteceu dia 11 de maio


No dia 10 de maio de 1981 morreu Robert Nesta Marley,mais conhecido como Bob Marley.Um dos cantores mais famosos de todo o mundo,espalhava mensagens de paz e amor com suas músicas.
Nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945,na Jamaica e começou sua carreira musical no grupo de reggae The Wailers.Ele foi um dos principais ícones de divulgação e aceitação do ritmo fora da Jamaica.

Adepto da religião rastafári.Ele servia de fato como um missionário rasta (suas ações e músicas demonstram que isso talvez fosse intencional), fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Em suas canções Marley pregava irmandade e paz para toda a humanidade.

Marley era um grande defensor da maconha, usada por ele no sentido da comunhão, apesar de que seu uso não é consenso entre os rastafáris. Na capa de Catch a Fire inclusive ele é visto fumando um cigarro de maconha, e o uso espiritual da cannabis é mencionado em muitas de suas músicas.

Em julho de 1977 foi constado um cancêr de pele,chama melanoma maligno,em seu dedão.Mesmo aconselhado pelos médicos a amputá-lo,ele não abandonou suas convicções rasta de que os médicos enganam as pessoas dizendo que podem curar.O cancêr espalhou-se e em 11 de maio de 1981,Bob Marley morreu aos 36 anos no hospital Cedars of Lebanon em Miami,na Flórida e foi sepultado em Nine Mile,perto de sua cidade natal.Junto com seu corpo,foram enterrados sua guitarra Gibson Les Paul e uma bíblia.

Vamos matar agora um pouco a saudade e fazer uma homenagem mostrando o vídeo de um hino do Reggae:



Erik P. Paulussi

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Marley

A Pandemia:Gripe Suína


O risco de uma pandemia existe, apesar de os governantes dos países afetados não temerem tal acontecimento. A população anda de máscara, com medo, e recomenda-se que não se troque sequer um leve aperto de mão. Essa é a gripe suína que está se espalhando.
A gripe suína é uma doença respiratória aguda dos porcos, que pode ser transmitida para criadores e tem capacidade de se propagar rapidamente. O vírus dessa gripe é o influenza A(h1n1). Ele se formou dentro do organismo suíno, porque assim como no ser humano, a doença sofre mutações continuas. O porco realiza o papel de um tubo de ensaio. Combina o vírus e favorece o aparecimento de outros tipos.
A primeira pandemia que se tem noticia aconteceu entre 1889 e 1892 e foi conhecida como Gripe Asiática que progrediu em três ondas sucessivas. Acreditava-se que o vento, além de levá-la também era o causador da enfermidade. Depois surgiu em 1918, após o termino da primeira guerra mundial, a gripe espanhola que em 3 meses se espalhou no planeta inteiro e causou a morte de mais de 20 milhões de pessoas (1% da população). A gripe aviária, em 1997, obrigou o governo japonês a sacrificar 1,4 milhões de aves quando uma mutação genética tornou o vírus, que até então só era transmitido de ave para ave, transmissível para seres humanos.
Em 6 de maio a OMS – Organização Mundial da Saúde – divulgou que a gripe estava em nível 5, numa escala que vai de 1 (baixo risco de casos humanos) a 6 (transmissão sustentável e eficiente entre humanos). O último grau indica pandemia.
No Brasil, já estão confirmados 8 casos da doença. No mundo, até as 3h, horário de Brasília, desta segunda-feira (11/05/2007) já são 4.694 pessoas atingidas e 53 mortes, segundo a OMS.

Emanuel Chaves

FONTES:
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/gripe_suina/gripe-suina.shtml
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT517001-1664,00.html
http://g1.globo.com

Fotos:
http://www.atarde.com.br/arquivos/2009/04/97427.jpg
http://www.paginadoe.com.br/post/imagem/2854/4zbscf/charge_gripe_suina.jpg

Você Sabe o Que é Bullying?

Segundo a ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Criança e à Adolescência), Bullying é a palavra usada para descrever atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente.Este fenômeno ocorre principalmente em escolas, mas também pode ocorrer em outros lugares, como no trabalho e na internet.Ele é caracterizado por agressões físicas, verbais, apelidar, exclusão, entre outros.

Um alvo muito visado é o estrangeiro.Por serem diferentes, as pessoas acabam atacando-os.A estudante Beatriz Prado, 14 anos, viveu esta situação.Enquanto morava no Japão com seus pais, ela sofria fortemente com a reclusão.”Era discriminada porque era brasileira. Lá é um dos lugares do mundo que pegam mais pesado com isso, eles não falam com você, não tocam em você e até batem, mas isso de bater nunca aconteceu comigo. No começo eu sofria muito, sempre chegava chorando, mas com o tempo você acaba acostumando”.

Um fator que chama muita atenção é que por mais que as pessoas presenciem o Bullying, acabam não fazendo nada.De todas as entrevistadas, apenas a estudante Quezia Gabriela da Silva, 16 anos, disse que sempre que vê uma agressão física,tenta impedir ou chamar alguém que possa intervir.Porém também disse que não faz nada quanto às agressões verbais.

As agressões verbais são consideradas por muitos especialistas muito graves para a vítima.Elas causam um constrangimento muito grande, além de baixar a auto-estima.No fim, essas ações podem causar grandes incidentes, como o caso que inspirou o documentário Tiros em Columbine,do cineasta Michael Moore.




Erik P. Paulussi

Fonte: http://www.bullying.com.br/BConceituacao21.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying