segunda-feira, 8 de junho de 2009

"Ao Público o que é do Público"

Como avaliar a importância de uma notícia? O que é de interesse público e o que é de interesse do público na evidência de uma reportagem? Ao nos depararmos com esta “balança” notamos ligeira desproporção de pesos e medidas.

No dia 05 de agosto de 1998 a emissora de televisão Rede Globo (maior emissora do país e uma das maiores do mundo) quebrou seus padrões jornalísticos. O nascimento da filha de Xuxa Meneghel foi mostrado para todo o Brasil no Jornal Nacional num tempo aproximado de dez minutos, ocupando praticamente um quarto do noticiário. Na mesma edição do telejornal, outra notícia de boa repercussão foi divulgada. A privatização do sistema Telebrás, com o maior leilão do gênero já realizado no mundo. Os encaminhados quatro minutos renderam muita polêmica suscitada pelos críticos. A cobertura do parto da apresentadora teve mais espaço do que a da venda dos grupos de telefonia na época.

O telespectador se atenta com mais facilidade na cobertura do nascimento da filha de Xuxa, sendo assim uma notícia do interesse do público. Porém, o impacto do fato na sociedade representa muito pouco ou nada. Já a divulgação da privatização da Telebrás contém mais complexidades e exige um mínimo grau de conhecimento no setor de comunicações que o país passava. No entanto, de interesse público. Muitos podem se perguntar: “No que esta informação modifica minha vida?” Bom...é mais que válido salientar que com a privatização da Telebrás houve uma enorme facilitação do consumidor ao telefone celular, praticamente indispensável no cotidiano dos cidadãos do século 21. Atualmente, o número de aparelhos de celular em funcionamento beira os 140 milhões.Em 1998 (ano da privatização) eram aproximadamente 8 milhões.

Mais de dez anos após este paradoxo do que realmente é importante para o público, temos a certeza de que influiu mais aos brasileiros a reportagem da Telebrás, aquela de “apenas” quatro minutos, em comparado à cobertura de dez minutos do nascimento de Sasha, filha de Xuxa. E por falar nisso, por onde deve andar Sasha. Alguém me responderia: “morando com sua mãe, fazendo desfiles em agências infantis...” Porém, replicaria dizendo que ela anda mesmo é no esquecimento do público.

Altobelly de Oliveira

Fontes:http://www.folha.uol.com.br
http://www.observatoriodaimprensa.com.br

Um comentário:

  1. acho que você foi a única pessoa na internet que comentou seriamente sobre isso.

    ResponderExcluir