terça-feira, 19 de maio de 2009

Desabafo de um Jornalista em Santa Catarina

Durante programa transmitido pela TV RBS Santa Catarina, afiliada da Rede Globo, o jornalista Luiz Carlos Prates, que exerce a função de comentarista do programa, de uma forma nada sutil expôs sua opinião em relação a atitude dos senadores que doam suas passagens aéreas para seus amigos e parentes.
Acompanhe o vídeo:






Sabemos que programas jornalísticos são formadores de opinião e a sociedade baseia-se no que é passado a ela para formar conceitos.
Procuramos saber se a população já tem opinião formada sobre o assunto, e entrevistamos algumas pessoas:
Os entrevistados tiveram diversas opiniões, Maria da Paixão, 42 anos, Balconista, afirma que isso é “uma vergonha, pois se eles pensassem um pouco nas pessoas que os colocam lá, o Brasil seria muito melhor”.
De acordo com Elaine Siviero, 58 anos, Professora Aposentada, “se eles tem direito a uma cota de passagem e não utilizam, eu acho que podem dar pra quem quiser” .

Observando do modo jornalístico, ele poderia medir suas palavras para não causar tanta polêmica, podendo até interferir em sua carreira, por outro lado muitas pessoas concordam com o que foi falado, e passam a defender a postura que o jornalista adotou.


Elder Monteiro
Levi Barboza

Imagens: Portal ClicRBS

3 comentários:

  1. Concordo que ele poderia medir as palavras, mas não vivemos mais na época de censura, e se ele acha que devia ter usado esses termos, pois bem, contanto que depois arque com as consequencias!
    Enfim, comentando sobre o blog em geral como foi solicitado para nós alunos, acredito que visualmete falando está leve, facilitando a leitura, quanto aos contúdos, achei pertinentes, atuais, mas acredito que falte linkar esses conteúdos com os assuntos das aulas, que foi o que nós do Brincando em Serviço entendemos da proposta.
    Achei interessante a utilizaçao de mídias diferentes, e das entrvistas de rua!
    Parabéns pelo trabalho, e desculpe se falei algo que não os agradou!

    ResponderExcluir
  2. Esse é só um dos tantos exemplos de jornalistas que se excedem e falam mais do que deveria. A essas horas,o senhor Luiz Carlos já esta demitido. É nítida a indignação dele, como cidadão.
    E esse é o grande desafio de jornalistas que lidam com 'meios instantâneos' [vou chamar porcamente assim xD] como a TV, onde não há muito tempo para pensar.

    Durante a carreira, por muitas vezes nos depararemos com situações e pessoas (como o Maluff da Meg hauhahaa) que nos desagradam. E é nessa hora que a calma e a ciencia de que estamos ali como profissionais para reportar fator deve prevalecer.

    Mas, somos HUMANOS. E somos totalmente sujeitos a falhas como essas.

    Desejo que ele encontre um novo local de trabalho, e que nenhum de nós, futuros jornalistas, passemos por tal situação que gera esse tipo de questionamento perante a sociedade.



    -Blog Terceira Visão
    :*

    ResponderExcluir
  3. Jaqueline,
    O Luis Carlos Prates é o comentarista mais requisitado e respeitado de SC, ou seja, devemos analisar o campo de atuação e conhecer a pessoa antes de dar uma opinião!

    ResponderExcluir