segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Pandemia:Gripe Suína


O risco de uma pandemia existe, apesar de os governantes dos países afetados não temerem tal acontecimento. A população anda de máscara, com medo, e recomenda-se que não se troque sequer um leve aperto de mão. Essa é a gripe suína que está se espalhando.
A gripe suína é uma doença respiratória aguda dos porcos, que pode ser transmitida para criadores e tem capacidade de se propagar rapidamente. O vírus dessa gripe é o influenza A(h1n1). Ele se formou dentro do organismo suíno, porque assim como no ser humano, a doença sofre mutações continuas. O porco realiza o papel de um tubo de ensaio. Combina o vírus e favorece o aparecimento de outros tipos.
A primeira pandemia que se tem noticia aconteceu entre 1889 e 1892 e foi conhecida como Gripe Asiática que progrediu em três ondas sucessivas. Acreditava-se que o vento, além de levá-la também era o causador da enfermidade. Depois surgiu em 1918, após o termino da primeira guerra mundial, a gripe espanhola que em 3 meses se espalhou no planeta inteiro e causou a morte de mais de 20 milhões de pessoas (1% da população). A gripe aviária, em 1997, obrigou o governo japonês a sacrificar 1,4 milhões de aves quando uma mutação genética tornou o vírus, que até então só era transmitido de ave para ave, transmissível para seres humanos.
Em 6 de maio a OMS – Organização Mundial da Saúde – divulgou que a gripe estava em nível 5, numa escala que vai de 1 (baixo risco de casos humanos) a 6 (transmissão sustentável e eficiente entre humanos). O último grau indica pandemia.
No Brasil, já estão confirmados 8 casos da doença. No mundo, até as 3h, horário de Brasília, desta segunda-feira (11/05/2007) já são 4.694 pessoas atingidas e 53 mortes, segundo a OMS.

Emanuel Chaves

FONTES:
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/gripe_suina/gripe-suina.shtml
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT517001-1664,00.html
http://g1.globo.com

Fotos:
http://www.atarde.com.br/arquivos/2009/04/97427.jpg
http://www.paginadoe.com.br/post/imagem/2854/4zbscf/charge_gripe_suina.jpg

Um comentário: