segunda-feira, 11 de maio de 2009

Você Sabe o Que é Bullying?

Segundo a ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Criança e à Adolescência), Bullying é a palavra usada para descrever atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente.Este fenômeno ocorre principalmente em escolas, mas também pode ocorrer em outros lugares, como no trabalho e na internet.Ele é caracterizado por agressões físicas, verbais, apelidar, exclusão, entre outros.

Um alvo muito visado é o estrangeiro.Por serem diferentes, as pessoas acabam atacando-os.A estudante Beatriz Prado, 14 anos, viveu esta situação.Enquanto morava no Japão com seus pais, ela sofria fortemente com a reclusão.”Era discriminada porque era brasileira. Lá é um dos lugares do mundo que pegam mais pesado com isso, eles não falam com você, não tocam em você e até batem, mas isso de bater nunca aconteceu comigo. No começo eu sofria muito, sempre chegava chorando, mas com o tempo você acaba acostumando”.

Um fator que chama muita atenção é que por mais que as pessoas presenciem o Bullying, acabam não fazendo nada.De todas as entrevistadas, apenas a estudante Quezia Gabriela da Silva, 16 anos, disse que sempre que vê uma agressão física,tenta impedir ou chamar alguém que possa intervir.Porém também disse que não faz nada quanto às agressões verbais.

As agressões verbais são consideradas por muitos especialistas muito graves para a vítima.Elas causam um constrangimento muito grande, além de baixar a auto-estima.No fim, essas ações podem causar grandes incidentes, como o caso que inspirou o documentário Tiros em Columbine,do cineasta Michael Moore.




Erik P. Paulussi

Fonte: http://www.bullying.com.br/BConceituacao21.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

Um comentário:

  1. Realmente isso não é só brincadeira... mas muita gente acaba deixando pra la ou ainda se divertindo quando acontece com outros.

    a matéria ficou muito boa!



    'parabens pelo blog.

    ResponderExcluir